quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

ARIRANHA


Uma pequena mancha pode valer uma carteira de identidade. Para as ariranhas, cada um desses animais possui uma mancha no pescoço com um desenho diferente. Assim como nos humanos existe a impressão digital que mostra a identidade de cada pessoa, nas ariranhas há esse sinal que o identifica quem é quem.

No Brasil, as ariranhas são encontradas principalmente nos rios da amazônia e do pantanal. Animais semi-aquáticos, vivem tanto na água como na terra, em grupos formados pelos pais e seus filhotes. Primas das lontras, só que bem maiores, as ariranhas são robustas: um macho adulto pode pesar até 32 quilos.

As famílias de ariranhas são unidas e não admitem intrusos. Por isso, topar com outro grupo pode causar briga e, até, morte, as ariranhas de uma mesma família patrulham seu território nadando e emitindo sons. Em terra, constroem locas-abrigos escavados nos barrancos-para servi de casa e cuidar dos filhotes. Escolhem, ainda, um lugar próximo para servi de latrina, onde todos os membros do grupo urinam e depositam suas fezes.Ao terminar, sapateiam em cima dos excrementos para fazer exalar o cheiro peculiar da família. É como se alertassem: "se você não tem esse cheiro,afaste-se!" Elas também demarcam a entrada da loca e a vegetação ao redor com um muco de cheiro forte, que soltam de uma glândula próxima ao ânus.

Com dois ou três anos de idade, as ariranhas saem do grupo e vão procurar um território e um companheiro para criar uma nova família. Podem ter de um a cinco filhotes por gestação, em geral, têm apenas uma gravides por ano, que dura cerca de 60 dias. Os filhotes nascem pequenos, com cerca de 200 gramas. Eles passam as primeiras semanas de vida na loca, alimentando-se do leite materno e dormindo. Apos o primeiro mês, abrem os olhos e estão prontos para aprender a nadar com os pais e os irmãos, mas só depois do terceiro mês de vida seguem o grupo em viagens pelos rios.

Esses animais comem uma grande variedade de peixes. Para ter energia e manter-se aquecido dentro d´água,uma ariranha adulta precisa enjerir diariamente uma quantidade de peixes equivalente á decima parte de seu próprio peso.por isso, precisam de rios limpos para obter alimentos.

De 1950 a 1960, a caça indiscriminada quase levou esses animais á extinção. O valor de sua pele era alto. A caça hoje está proibida e alguns pesquisadores acreditam que, ao menos no Pantanal, as populações de ariranhas começam a se recuperar. Mas a destruição do habitat ainda ameaça a espécie. Graças ao desmatamento, por exemplo, já não há ariranha no Rio de Janeiro, São Paulo e na Bahia.

Animais assim,sensíveis ás mudanças em seu ambiente,revelam se determinada região está em equilíbrio ou não apenas com sua presença ou ausência. Como muitos outros seres vivos, as ariranhas precisam ser protegidas. Ajudar a manter nossas águas limpas, não desmatar as florestas e não caçar animais ameaçados de extinção é a melhor forma de colaborar para a existência desta e de outras espécies.


Ramon Ventura

Nenhum comentário:

Postar um comentário