domingo, 20 de fevereiro de 2011

JACARANDÁ DA BAHIA


O jacarandá-da-Bahia arrumou uma maneira bem amigável para conseguir viver em regiões com solos pobres: associou-se a certos fungos e bactérias que o ajudam a obter água e outras substâncias necessárias á sua sobrevivência. Assim,suas folhas são mais ricas em proteínas, nitrogênio e outros elementos, enriquecendo o solo quando caem sobre ele. Dessa forma, o jacarandá pode ser usado para recuperar solos empobrecidos.

Mas a fama do jacarandá-da-Bahia se deve á beleza e qualidade de sua madeira. Á árvore adulta produz uma madeira em geral parda-escuro-arroxeado com listas pretas, mas que também pode ser bege-rosado ou ainda com reflexos alaranjados. Além de ser resistente e dura muito, essa madeira solta um perfume agradável. É facilmente trabalhável, o que faz com que seja muito usada para fabricar móveis, peças de decoração e instrumentos musicais.

Trata-se de uma das madeiras mais valiosas do mundo. Por isso, muitas árvores dessa espécie vêm sendo cortadas desde os tempos coloniais, quando eram intensamente exportadas para Portugal.

Atualmente, a árvore vem desaparecendo do sul da Bahia e já não é mais encontrada em São Paulo. A extração descontrolada e a baixa capacidade da espécie de se regenerar naturalmente fizeram com que o jacarandá-da-Bahia entrasse na lista oficial de espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção.

Ramon Ventura
Revista chc.

7 comentários:

  1. Achei a arvore jacaranda muito fofis ela e hiper mega linda, o jacaranda lilas para mim e o mais bonito e e a partir de agora a arvore mais bonita que ja vi.



    SASSA

    ResponderExcluir
  2. nossa mesmo eu fazendo um trabalho estou me divertindo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tbm estou fazendo so não sei ond achar a fauna e flora dela

      Excluir
  3. Apreciei seu artigo, pois compartilho o mesmo sentimento e preocupação c esse assunto tão sério q é o problema das espécies d nossa flora nativa, ameaçadas d extinção. Sou artesão, e recentemente tive o imenso prazer d trabalhar um belo porta-jóias em jacarandá maciço, caso raro! Não vendi, guardei como relíquia...

    ResponderExcluir
  4. Obrigado a todos os comentários deste artigo

    ResponderExcluir