sábado, 26 de janeiro de 2013

ARARA DE BARRIGA AMARELA

Nome popular: Arara-de-barriga-amarela. 

Nome científico: Ara araraúnaOutras denominações: Arara-de-barriga-amarela, arara-amarela. 

Ave pertencente à família dos psitacídeos. É considerada a mais domesticável das araras, chegando a aprender diversas palavras e sons. 

Tamanho: 75 - 83 cm 

Peso: 1,0 – 1,2 kg Expectativa de vida: 70 anos.  

Características: A fronte e a parte anterior da coroa têm cor esverdeada; a garganta e o bico têm cor negra; as auriculares, o peito e a parte inferior das asas são amarelos; o restante da plumagem tem cor azul-viva. 

Apresentam pele nua, nas faces, de cor branca e com pequenas penas negras, que formam riscas paralelas. Não existem características físicas que diferenciem machos e fêmeas (dimorfismo sexual). 

Distribuição geográfica: Sua ocorrência se estende desde a América Central (Panamá) até o Sudeste do Brasil (São Paulo), e na Bolívia e Paraguai. 

Habitat: É comum na copa de florestas de galeria, várzeas com palmeiras (buritizais, babaçuais, etc.), interior e bordas de florestas altas. 

Migra em certas épocas do ano, em busca de alimento. Alimentação: Folhas, sementes, cocos de buriti, macaúba, babaçu, frutos de jatobá e pequi. Aprecia mais a semente do que a polpa dos frutos. 

Reprodução: Postura de 2 a 4 ovos. São incubados principalmente pela fêmea que é alimentada pelo macho, durante o período aproximado de 26 a 28 dias. As crias são totalmente dependentes dos pais (altriciais), permanecendo cerca de 12 semanas no ninho.

Ramon Ventura
Revista chc.

6 comentários:

  1. infelismente este blog mostra a lista de animais fauna flora ameaçada de extinção no nosso país mas também deixa,um grande alerta pra todos nós parabéns ramon

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Ramon,sempre em defensa desses animais indefesos. ..

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Ramon. Existe o projeto de proteção da Arara azul..existe tbem da "barriga amarela"...

    ResponderExcluir