Nome popular: Rato-do-cacau ou Saruê-bejú
Nome científico: Callistomys pictus.
Tamanho: 52 a 61 centímetros de comprimento (incluindo a cauda)
Local onde é encontrado: Mata atlântica do sul da Bahia
Habitat: Florestas
Motivo da busca: Animal ameaçado de extinção!
E entre um cacaueiro e outro que vive o Rato-do-cacau. Uma espécie típica do sul da Bahia, região onde crescem plantações da saborosa fruta, que é matéria-prima de uma iguaria ainda mais gostosa, o chocolate!
O Rato-do-cacau é muito arisco, e os pesquisadores sofrem para observá-lo. Ele se esconde muito bem na cabruca, ambiente formado pela mistura de cacaueiros e outras espécies de plantas. É quando a noite chega que o Rato-do-cacau sai pela mata, para procurar folhas e frutos. E, ao perceber que está sendo observado, se esconde novamente, principalmente nos ocos das árvores e nas bromélias que crescem no mato.
Essa dificuldade em observar o Rato-do-cacau faz com que os pesquisadores saibam pouco sobre a espécie. As técnicas de observação que os cientistas usam com outros mamíferos - como atraí-los com alimentos - não funcionam com ele. Sobre sua reprodução, os pesquisadores suspeitam de que cada fêmea tenha apenas um filhote por ano.
Talvez seja a falta de lugar para morar a maior ameaça ao Rato-do-cacau, pois quase toda a floresta nativa do sul da Bahia, onde vive o roedor, já foi desmatada. Boa parte do que resta está nas cabrucas, que estão sendo derrubadas para dar lugar as pastagens.
O Rato-do-cacau resistirá apenas se ajudarmos a preservar o que resta das florestas baianas. Espalhe essa ideia!
Ramon Ventura
Henrique Caldeira Costa
Instituto de ciências biológicas
Universidade Federal de Viçosa - Campus florestas
Revista CHC.
Nenhum comentário:
Postar um comentário