sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

BALANÇA RABO CANELA


Os beija-flores ou colibris estão entre as menores aves do mundo e são as únicas capazes de ficar voando no mesmo lugar, como um helicóptero, ou de voar para trás. Para isso, porém, suas pequenas asas precisam movimentar-se muito depressa, o que gasta muita energia. Assim, eles precisam se alimentar bastante e algumas espécies podem comer em um único dia até oito vezes o seu próprio peso.

O balança rabo canela é um beijo flor pequeno, que pesa apenas nove gramas e só existe no brasil. Ele tem as costas esverdeadas e a parte de baixo do corpo na cor canela, com um tom mais escuro na garganta. As penas da cauda, por sua vez, são de cor bronze e têm as pontas brancas. A ave possui ainda uma fina listra branca em cima e embaixo dos olhos.

Assim como os outros beija-flores, o balança rabo canela geralmente alimenta-se de pequenos insetos, aranhas e néctar, um liquido doce produzido pelas flores. Para sugá-lo, essas aves têm uma língua com ponta dupla, que forma dois pequenos canudos.

É comum os beijas flores ficarem com os grãos de pólen das flores grudadas nas penas e no bico depois de sugarem o néctar. Assim, acabam levando-os de uma flor a outra, á medida que seguem seu caminho. Como as flores precisam do pólen para produzir sementes, os beija-flores, sem querer, ajudam-nas ao fazer esse transporte e acabam beneficiados também: afinal, o néctar das flores é um dos seus alimentos!

Os beija-flores enxergam muito bem e muitas flores possuem cores fortes,como vermelho ou laranja,o que atrai a sua atenção. Embora muito pequenas, esses aves são muito valentes e sabem defender seus recursos, como as flores que utilizam para se alimentar. Assim, alguns machos podem até expulsar as fêmeas da sua própria espécie, caso elas cheguem perto da comida.

Machos e fêmeas geralmente se juntam apenas na época da reprodução. O balança-rabo-canela coloca seus ovos de setembro a fevereiro e os choca durante 15 dias. A fêmea é quem constrói o ninho e é também quem cuida dos filhotes por quase um mês após o nascimento,para que depois eles consigam sobreviver sozinhos.

O pequeno balança rabo canela está ameaçado de extinção por conta da destruição do ambiente onde vive, ou seja, do seu habitat.

As matas que servem de lar para essa ave estão sendo destruídas de maneira acelerada para a criação de animais, o cultivo de alimentos, a instalação de industrias, e pelo crescimento das cidades. Portanto, são necessários ações de preservação para que esse belo beija-flor não desapareça para sempre.

Ramon Ventura
Revista chc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário