sábado, 14 de dezembro de 2019

GALO DE CAMPINA

Nomes populares: galo-da-campina, galo-de-campina, cardeal-do-nordeste, cabeça-de-fita, cabeça-vermelha

Nome científico: Paroaria dominicana

Tamanho: cerca de 17 cm de comprimento

Habitat: Habita mata baixa rala e bem ensolarada (caatinga) e beira de rios (cerrado). Um dos pássaros mais típicos do interior do Nordeste do Brasil.

Local onde é encontrado: Ocorre especialmente nas regiões Nordeste e Sudeste, assim como em Goiás e Tocantins

Motivo da busca: Animal ameaçado de extinção.

Com três ou quatro cliques e cerca de R$ 200 qualquer um compra um galo de campina pela internet. Esse comércio fácil incentiva a captura de mais animais. E lá vai o galo de campina para o topo da lista das aves mais traficadas no Brasil. Os compradores são atraídos pela beleza de sua plumagem e de seu canto e o bichinho vai parar na gaiola. Como sua reprodução ainda não é plenamente dominada em cativeiro, quase todos os galos de campina que estão hoje em gaiolas são originários da natureza.

O galo de campina é um pássaro pequeno - mede cerca de 17 centímetros - e muito bonito. A plumagem da cabeça é vermelha, sendo que o macho apresenta um vermelho mais escuro que o da fêmea. O dorso e as asas são cinza e o peito é branco.

Assim como os pássaros do gênero Gubernatrix, os representantes do gênero Paroaria são conhecidos popularmente como “cardeais”, certamente pela plumagem colorida da cabeça, que lembra a indumentária vermelha dos religiosos.

O nosso galo de campina também é conhecido como “cardeal-do-nordeste”, pois é uma espécie endêmica da Caatinga. Sua distribuição original ocorria apenas no Nordeste, mas pela Bahia acabou se espalhando e chegou a Minas Gerais. Foi solto em municípios do Sudeste e hoje é encontrado até em grandes cidades como São Paulo e Rio de Janeiro.

A alimentação do pequeno pássaro é baseada em sementes e, quando ele está no seu território original, também de frutas típicas da região, como seriguela e caju. Ele cata as sementes no chão, andando e saltitando para escolher as mais apetitosas. Para seu azar, o galo de campina também aprende a comer em comedouros e se torna muito dócil.

Ele atinge a maturidade sexual aos 10 meses e durante a reprodução vive com exclusividade com uma única fêmea. Tem de duas a quatro ninhadas por temporada e cada uma delas geralmente tem dois ou três ovos. Os filhotes nascem depois de 13 dias. Se tiverem sorte, escaparão dos traficantes e viverão livres na natureza.


Ramon Ventura

Luciana Ribeiro

Um comentário:

  1. Tinha 2 desses hj aqui na minha casa eu moro em Montenegro rio grande do Sul

    ResponderExcluir