Seu corpo comprido do que o de qualquer outro cão, lobo ou raposa silvestre sul-amerino. Por outro lado, suas orelhas são pequenas e arredondadas, assim como sua cauda, seu foucinho e seus membros são curtos. Assim é o cachorro-do-mato-vinagre, um animal ainda pouco observado e estudado na natureza por ser raro e difícil de avistar, apesar de ter hábitos diurnos.
O cachorro-do-mato-vinagre, embora também possa apresentar hábitos solitários, vive geralmente em grupos familiares que variam de três a dez indivíduos. Em cativeiro, a fêmea desse animal leva de 60 a 83 dias para dar á luz e tem dois a seis filhotes por sua vez, que nascem com coloração acinzentada. Pai e mãe protegem os recém-nascidos, que mamam por, aproximadamente,75 dias.
Quando adulto, o cachorro-do-mato-vinagre têm pelo marrom-avermelhado, sendo que, na cabeça, o tom é levemente dourado-avermelhado. Essa espécie alimenta-se de pequenos vertebrados-como roedores- a animais de médio e grande portes, como quatis, cutias, pacas, capivaras, pequenos cervos e emas.
O cachorro-do-mato-vinagre costuma abrigar-se em tocos de árvores, troncos caídos,
tocas no chão plano ou barrancos. Já para demarcar seu território, faz algo de deixar muito acrobata de queixo caído: apóia-se nas patas dianteiras, ergue o tronco e as patas traseiras, para, então, urinar sobre uma pedra ou uma árvore. Esse animal age assim para lançar sua urina a partir de um ponto mais alto do que alcançaria se estivesse sobre as quatro patas.
Essa, porém ,não é a unica habilidade do cachorro-do-mato-vinagre, que, de vez em quando, revela-se um bom imitador. Ele é capas de reproduzir o som que as suas presas emitem,atraindo-as para capturá-las.
Mas esse animal tão curioso está ameaçado de extinção. Tudo porque as queimadas e o desflorestamento têm destruído o lugar que serve de lar para essa espécie, bem como para suas diferentes fontes de alimentos. As autoridades ligadas ao meio ambiente precisam tomar providências com urgência, se quiserem preservar o cachorro-do-mato-vinagre e seu habitat.
Ramon Ventura
Revista chc.
Caramba que legal, eu nao conhecia esse cachorro do mato.
ResponderExcluirEle tem uma carinha bem bonitinha também.
Na minha página eu trago alguns textos e matérias sobre as raças e suas características. Entra lá depois.
Opa, obrigado pela visita.
ResponderExcluirSim irei agora mesmo fazer a visita.