Nome científico: Ramphastos vitellinus
Nome popular: Tacano-de-bico-preto
Tamanho
Aproximadamente 46 cm, pesando 350 gramas.
Distribuição
América do Sul.
Habitat
Florestas tropicais.
Alimentação
Animais e frutas.
Reprodução
Constroem o ninho em cavidade de árvore, porém, como os demais tucanos, não tem o hábito de carregar material para forrar a câmara onde põe os ovos; a própria madeira esfacelada do tronco é utilizada para tal fim.
Na família, cada postura consiste de 2 a 4 ovos brancos, incubados pelo casal, durante cerca de 16 dias em espécies pequenas; desconhece-se o período de incubação das espécies grandes. Como nos demais Ramphastidae, os filhotes nascem nus e com os olhos fechados; apresentam um calo escamoso na face posterior do tarso-metatarso.
Tais calos servem de apoio aos filhotes, quando no ninho, e caem quando os mesmos adquirem a plumagem juvenil e abandonam o ninho.
Status
Já desapareceu de muitos lugares. É frequentemente vítima de sua própria curiosidade, sendo facilmente atraído com assobios pelos traficantes de animais. A preservação desta espécie é o maior interesse, pois estão entre os mais peculiares elementos da avifauna de nosso país.
Ramon ventura
Ramon ventura
Quem é que não ama tucanos??
ResponderExcluireu pelo menos amo muito...pena q muitos não gostam,até mesmo matam só por esporte :-( ..
estou com um blog novo se puder retribuir a visita,agradeço!!
http://brunofaunaeflora.blogspot.com.br/
Obrigado!!
ta ok Bruno Reis, dei uma visita la no seu blog e gostaria de que você fala-se sobre o bicho-pau, ok irmão tudo de bom e obrigado por comentar aqui no meu blog
Excluir