quarta-feira, 21 de agosto de 2024

LAGARTO-DE-CAUDA-VERDE


Nome popular:
Lagarto-de-cauda-verde.

Nome científico: Cnemidophorus littoralis.

Tamanho: Cerca de 07 centímetros de comprimento do corpo e 12 centímetros de cauda.

Local onde é encontrado: Apenas no litoral do Estado do Rio de Janeiro.

Habitat: Restingas, vegetação que cresce na areia da praia, plantas rasteiras e arbustos.

Motivo da busca: Animal ameaçado de extinção!



Ele mora na praia, pertinho do mar, onde exibe sua cauda comprida e charmosa. Esse pequeno réptil coloca ovos com cerca de dois centímetros de comprimento, dos quais nascem filhotes medindo apenas três centímetros de corpo.

Como o nome sugere, o Lagarto-de-cauda-verde não tem cauda azul nem amarela, ela é verde, é claro! curioso é que, em alguns lagartos, o verde da cauda é tão intenso que até parece fluorescente!

A cauda comprida e verde não é só uma alegoria, ela facilita o equilíbrio do lagarto na hora de andar e de correr, mas chama muita atenção, até mesmo dos predadores. Por isso, ele não hesita em soltá-la do corpo, caso se sinta muito ameaçado, comportamento conhecido como autotomia.

O Lagarto-de-cauda-verde tem a parte de cima do corpo alaranjado e com diferentes listras, que também servem para confundir o predador. Elas dão um efeito distorcido no corpo, ai, quando outro animal olha na direção do lagarto, não consegue perceber que ele está ali ou fica sem saber exatamente onde começa e onde termina o corpo dele. O tempo que o predador leva para entender onde estão as partes vitais, como a cabeça ou o pescoço, é suficiente para o réptil tentar escapar.

Machos e fêmeas dessa espécie são muito parecidos no tamanho e na coloração. Observando com muito cuidado é que podemos notar que alguns machos possuem a cabeça mais larga do que as fêmeas. A cabeça mais larga indica uma mandíbula também mais larga, o que geralmente está associado a maiores vantagens durante disputas por alimentos, fêmeas ou abrigo.

Cada fêmea coloca, em média, dois ovos e os escondem dos predadores, entre as folhas secas no solo. Após o nascimento, os filhotes não são cuidados pelos pais e exploram o ambiente em busca de alimentos por sua própria conta ou por instinto, como preferem os pesquisadores.

Falando em busca por alimento, o Lagarto-de-cauda-verde usa sua língua bífida, isto é, dividida ao meio como as das serpentes, para “sentir cheiro” de suas presas. Se uma larva de inseto, por exemplo, estiver enterrada na areia, eles conseguem perceber que ela está ali e começam a cavar até encontrá-la.

O Lagarto-de-cauda-verde é um animal importante para o equilíbrio do ambiente. Como se alimenta de insetos, ajuda a controlar as populações de cupins, besouros e mariposas, por exemplo. Por outro lado, é também presa das aves de rapina e de outros bichos. Nosso papel é preservar as áreas de restinga, onde esse lagarto vive, para que a própria natureza mantenha o seu equilíbrio.


                           Ramon Ventura,
                           Vanderlaine Amaral de Meneses,
                           Beatriz Nunes Cosendey,
                           Carlos Frederico Duarte da Rocha,
                           Departamento de Ecologia,
                   Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
                                   Revista CHC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário