terça-feira, 1 de março de 2011

SAGUI DA SERRA ESCURO


NOME CIENTÍFICO: CALLITHRIX AURITA.
NOME POPULAR: SAGUI-DA-SERRA-ESCURO.

O sagui-da-serra-escuro tem o corpo coberto por pelos pretos e manchas ruivas. Sua face é esbranquiçada e sua cauda é negra, com finos anéis brancos. Algo bastante marcante nos saguis são os tufos de pelos na região da orelha. No caso do sagui-da-serra-escuro, adivinhe qual a cor que têm esses montes pelos. isso mesmo! são negros !

Ele vive em grupos de dois a sete indivíduos. Geralmente, cada grupo é formado por uma fêmea dominante - isso quer dizer que ela é a chefe do bando-, além de ter entre eles também um macho e alguns jovens.

O sagui-da-serra-escuro se alimenta de insetos, pequenos frutos e especialmente de exsudatos, um tipo de liquido viscoso que sai do tronco de algumas árvores.

As fêmeas desta espécie sempre têm gêmeos ! Os filhotes recém-nascidos são carregados nas costas da mãe, mas quando crescem ajudam a cuidar dos irmãozinhos mais novos.

Hoje, o sagui-da-serra-escuro só é encontrado em refúgios, nos fragmentos de Mata Atlântica localizado no Sudeste do Brasil que restaram. Além disso, espécie diferentes de saguis, originários de outras regiões, mas que foram trazidas pelo ser humano para o habitat do sagui-da-serra-escuro, estão ocupando o que sobrou de suas casas. Restam para eles as unidades de conservação que mantêm a espécie salvo, como o Parque Nacional de Itatiaia e o Parque Nacional da Serra da Bocaina, no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Ramon Ventura
Revista chc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário