quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

TUBARÃO DE BOCA GRANDE


NOME CIENTÍFICO: MEGACHASMA PELAGIOS
NOME POPULAR: TUBARÃO DE BOCA GRANDE

Muita gente treme de medo só de ouvir a palavra tubarão logo imaginam um animal enorme, bravo, com dentes afiados e prontos para devorar. Essa fama de assassino dos mares é bastante injusta, porque a maioria dos tubarões se alimenta principalmente de peixes ou mesmo animais invertebrados.


Mas, considerado essa má fama, o que as pessoas pensariam de um tubarão chamado de "boca-grande", que pode passar dos cincos metros e meio de comprimento, possui uma cabeça enorme e uma boca que, além de estar entre as maiores de todos os tubarões,tem quase cinquenta fileiras de dentes.

Apesar de sua boca enorme, esse tubarão não se alimenta de grandes animais e, sim, de pequeninas criaturas marinhas conhecidas como zoo plânctons. Diferentemente de qualquer outro tubarão e de forma muito parecida com as grandes baleias, o tubarão-de-boca-grande engole, de uma só vez, grandes quantidades de água. Quando fecha a boca, a água é expelida pelas guelras e o zoo plâncton, que veio junto, é retirado para encher sua pança.

Mesmo com todo o seu tamanho,o tubarão-de-boca-grande é muito difícil de ser encontrado- na verdade, ele é considerado um dos tubarões mais raros do planeta. Desde 1976, no ano do registro de quando foi visto pela primeira vez, até hoje, apenas 43 espécimes foram vistos pelo mundo, a maioria encalhada em praias.

O mais recente tubarão-de-boca-grande foi encontrado no brasil mais precisamente encalhada na praia de Arraial do cabo, uma cidade na costa do estado do Rio de Janeiro. Essa grande descoberta aconteceu durante pesquisas com o objetivo de registrar as aves, as tartarugas, as baleias e os golfinhos que habitam a costa fluminense. Foi uma enorme surpresa .


Ramon Ventura
Projeto e monitoramento de aves
Quelônios e Mamíferos marinhos,
da Bacia de Campos/ Instituto Oceanites
Revista chc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário