terça-feira, 25 de janeiro de 2011

ARAÇARI DE PESCOÇO VERMELHO


Ele é pequenino, se comparado a outros membros da família, e não é muito conhecido, mas, por apresentar bico muito longo e peculiar, logo se percebe que é parente dos tucanos. 

O araçari de pescoço vermelho é uma ave colorida e que foi batizada assim por causa da cor que predomina no seu pescoço e na sua nuca.

Apesar de seu nome fazer referência ao pescoço, talvez seja o bico a parte mais curiosa dessa ave. Além de colorida, ele é muito grande em relação ao corpo do animal. Mas existem motivos para esse exagero: o bico serve para amedrontar aqueles que pretendem ataca-lo e, também, para atrair os araçaris do sexo oposto, É, portanto, sua defesa e seu charme!

Ao contrário de seus parentes tucanos, que se alimentam tanto de pequenos animais quanto de frutos, o araçari é mais vegetariano: gosta muito de frutos. Por meio de suas fezes, ele espalha pela floresta as sementes dos vegetais que como, contribuindo para o crescimento de novas plantas. Aliás, não é só nas fezes do araçari que estão as sementes para serem dispersadas. Elas também são lançadas no solo quando ele regurgita, ou seja, quando vomita as sementes dos frutos que comeu. Este hábito pode não parecer muito agradável, más é natural e comum a espécie.

Como outros tucanos, o araçari produz um ruído característico ao voar é gerado pelas penas externas das asas. Assim, quem conhece sabe que eles estão por perto só por ouvi-los. Esta ave vive em grandes grupos e dorme em conjunto nos ocos das árvores. Muitas vezes, são tantos araçaris querendo se abrigar no mesmo lugar, que acabam sobrando do lado de fora. E aí o jeito é procurar outro lugar.

É também nos buracos das árvores feitos por outras aves, como o pica-pau, que os araçaris colocam seus ovos. Os pesquisadores já sabem que põem poucos, mas é difícil saber quantos são.

O araçari tem alguns inimigos naturais, como macacos e gaviões, mas a sua pior ameaça é a destruição das florestas onde vivem. Estes lugares estão sendo substituídos por cidades e plantações, tornando difícil a vida do araçari, que não encontra lugar para se alimentar, nem para se reproduzir. Portanto, para que o araçari de pescoço vermelho não desapareça, a saída é preservar a natureza.

Ramon Ventura

Nenhum comentário:

Postar um comentário