domingo, 15 de janeiro de 2012

SUÇUARANA


NOME CIENTÍFICO: PUMA CONCOLOR
NOME POPULAR: SUÇUARANA, ONÇA-PARDA, ONÇA-VERMELHA
PUMA, LEÃO-BAIO,LEÃO-DA-MONTANHA, COUGAR, JAGUAR E
PANTERA-DA-FLÓRIDA.

Mamífero da família felidae, esse grande gato consegue saltar ate seis metros e é capaz de pular de uma altura de quinze metros, o equivalente a um prédio de cinco andares. O corpo comprido e esquio proporciona agilidade. Os representantes desta espécie podem chegar perto dos dois metros de comprimento. Os machos costumam pesar até setenta e dois quilos e as fêmeas, até quarenta e oito quilos.

O talento atlético e suas fortes garras são aliadas da suçuarana na caça. Ela captura desde grandes animais- como capivaras,veados e catetos- até aves,répteis e pequenos roedores. Depois que se sente satisfeita, tem o hábito de se esconder as sobras da caçada para comer mais tarde.

A gestação da suçuarana dura cerca de 95 dias.Ao final deste período, nascem de um a quatro filhotes pesando,em media, 440 gramas. Os filhotes são pintadinhos,mas por volta dos seis meses, passam a ter os pelos iguais aos dos pais. Até um ano e meio, eles contam com os cuidados e a proteção da mãe.

Como a maioria dos felinos, a suçuarana cuida de seus pelos macios com sessões de lambidas diárias. Alguns têm a pelagem castanha; outros, de cor cinza; mas todos apresentam focinho,garganta,peito, barriga e o interior das patas esbranquiçado. Esse animal gosta de andar sozinho e passear quando o sol já esta se pondo,mas nunca se afasta muito do lugar escolhido para morar. A suçuarana não aprecia muitas visitas e mantém sua casa sempre vigiada.

A destruição do habitat a suçuarana dificulta sua busca por alimento e de lugar para. Por isso, muitas vezes, ela se arrisca a aparecer perto dos povoados em busca de comidas, principalmente, próximo das casas onde há criação de galinhas,patos e porcos. Na maioria das vezes, acaba sendo morta por criadores, que saem em defesa de seus animais.

A vida na terra depende do equilíbrio da fauna e flora. Os governos precisam oferecer educação e planos de preservação. E nós podemos dar pequenas contribuições para defender não só a suçuarana, mas todo o ambiente em que ela e outros animais vivem. Dar destino certo ao lixo que produzimos, evitar o desperdício de água e buscar conhecimento sobre a vida das demais espécies para interferimos o mínimo possível em seu ambiente,por exemplo, é um pouco do que podemos fazer.

Ramon Ventura
Revista chc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário