quinta-feira, 29 de março de 2012

TUBARÃO BRANCO


NOME CIENTÍFICO: CARCHARODON CARCHARIAS
NOME POPULAR: TUBARÃO-BRANCO

A aparência ameaçadora e o tamanho impressionante do tubarão-branco é o que faz com que as pessoas tenham uma ideia errada sobre ele. Com uma boca enorme forrada de dentes serrilhados e triangulares, esse animal ficou famoso por ter estrelado alguns filmes estrangeiros, em que aparecia como um monstro devorador de banhistas, sua boca imensa e seus dentes afiados foram feitos para comer peixes, focas, leões-marinhos, golfinhos e baleias; não para comer gente.

Os filmes e a imprensa sensacionalista contribuem para isso, ao rotularem o tubarão-branco como o grande vilão dos mares. Você, por exemplo,já deve ter ouvido falar que, segundo estatísticas mundiais, essa é a espécia que mais ataca as pessoas. Não costuma ser divulgado, porém, que pelo menos dois outros tipos de tubarões- o cabeça-chata e o tigre- podem causar acidentes nas regiões tropicais, onde as estatísticas não são tão bem feitas como as que põem o tubarão-branco como líder em números de ataques. Além disso, é preciso sempre lembrar que, seja qual for a espécie de tubarão que morda uma pessoa, eventos como esse tipo são raros e, em geral, só ocorrem porque o ser humano está destruindo o lar desses peixes, os oceanos, diminuindo a sua comida.

Esse animal, que é do tamanho de um micro-ônibus, tem muitos aspectos interessantes, mas pouco divulgados. Seu corpo tem o formato de um torpedo, sua coloração é acinzentada nas costas e branca na barriga. A cauda parece uma meia-lua e o focinho é bem pontudo, para ajudar a cortar a água com mais velocidade. Alias, o tubarão-branco- que, em geral, é visto sozinho, mas de vez em quando forma grupos- é um exímio nadador. Apesar de forte e pesado, consegue ser muito ágil. Em alguns locais, por exemplo, salta fora d´água para pegar de surpresa leões-marinhos, lobos-marinhos e focas. consegue mergulhar até 1.280 metros de profundidade e não costuma morar no mesmo lugar o tempo todo: faz longas viagens. 

Para ter uma ideia, os cientistas acompanharam uma fêmea que nadou entre a África do Sul e a Austrália, percorrendo mais de 20 mil quilômetros! E, embora possa parecer mentira, o tubarão-branco é um bicho tímido, que se afasta quando encontra mergulhadores.

Apesar de esse peixe ser muito avistado e fotografado, os cientistas sabem pouco a seu respeito. Ainda se desconhece, por exemplo, quanto tempo o tubarão-branco vive, com que idade já pode se reproduzir, quanto tempo dura sua gestação e quantos filhotes nascem de cada vez. Já foram encontradas, porém, fêmeas carregando entre dois e 14 filhotes no útero e se supõe que a gestação deva durar mais ou menos um ano. Os filhotes nascem grandes, medindo pouco mais de um metro e pesando cerca de 20 quilos. Além disso, são bem independentes, já que as mães não cuidam deles após o nascimento.

Hoje em dia, o tubarão-branco é uma espécie que corre risco de extinção. As maiores ameaças são a pesca, a poluição marinha e a destruição do seu habitat. Se isso não bastasse, a imagem de assassino produzidos pelos filmes também não ajuda a protegê-lo. 

Os cientistas, as organizações governamentais e não-governamentais, porém, estão realizando ações importantes que podem ajudar a salvar esta espécie. Esperamos que ainda dê tempo, senão a natureza ficará sem um dos mais belos predadores e os oceanos vão sofrer como desiquilíbrio, pois, sem tubarões, toda a cadeia alimentar vira uma bagunça, colocando em risco a vida marinha e, por tabela, também a nossa, a dos seres humanos.

Ramon Ventura
Otto Bismarck Fazzano Gadig
Universidade Estadual Paulista - SP
Revista chc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário