quarta-feira, 28 de novembro de 2012

TARTARUGA DE COURO

A tartaruga-de-couro, tartaruga-gigante, tartaruga-de-cerro ou tartaruga-de-quilha (Dermochelys coriacea) é a maior das espécies de tartarugas e é muito diferente das outras tanto em aparência quanto em fisiologia. 

É a única espécie extante do gênero Dermochelys e da família Dermochelyidae. A tartaruga-de-couro é a maior de todas as tartarugas, com tamanho médio em torno de 2m de comprimento por 1,5 m de largura e 700 kg de peso, embora já tenha sido encontrado um exemplar considerado o maior já registrado, com 900 kg e 3 m de comprimento . Tem uma carapaça negra, constituída de tecido macio. 

A carapaça não se liga ao plastrão em ângulo, como nas outras tartarugas, mas sim em uma curva suave, dando ao animal uma aparência semi-cilíndrica. Vive sempre em alto-mar, aproximando-se do litoral apenas para desova e se alimenta preferencialmente de águas-vivas e medusas.

Suas principais características são: crânio muito forte, presença de palato secundário, cabeça parcialmente ou não retrátil, extremidades em forma de nadadeiras não retráteis cobertas por numerosas placas pequenas (com dedos alongados e firmemente presos por tecido conjuntivo), as garras são reduzidas, etc. 

No mar, tais animais chegam a atingir até 35 km/h. Seu casco (carapaça) é composto por uma camada de pele fina e resistente e milhares de placas minúsculas de osso, formando sete quilhas ao longo do comprimento, apenas os filhotes apresentam placas córneas, daí o nome popular: de-couro, a coloração é cinzenta-escura ou preta, com pontos brancos. Seu tempo de vida pode variar de 215 a 305 anos quando atinge o ápice da idade de sua espécie.

Ramon Ventura

Nenhum comentário:

Postar um comentário