segunda-feira, 6 de janeiro de 2020

SOLDADINHO DO ARARIPE

Nomes populares: Soldadinho do araripe

Nome científico: Antilophia bokermanni

Tamanho: Mede aproximadamente 15 cm.

Peso: 20 gramas.

Habitat: O habitat desta espécie animal é formado por florestas e matas úmidas, próximas às margens de rios e lagos.

Local onde é encontrado: O Soldadinho do araripe é encontrado somente nos municípios de Barbalha, Crato e Missão Velha, todos no Ceará.

Motivo da busca: Animal ameaçado de extinção.


O soldadinho do araripe (Antiolphia bokermanni) é uma das aves mais ameaçadas do Planeta. Entrou para a Lista Vermelha brasileira em 2003 e foi considerado “criticamente em perigo”. No ano posterior, o passarinho assumiu o mesmo status na lista mundial da União Internacional para a Conservação da Natureza e BirdLife International.

Em junho 2009, o soldadinho do araripe foi considerado a ave-símbolo de conservação em uma festa tradicional do município de Barbalha, no Ceará. A espécie vive em um território restrito na Chapada do Araripe e nos municípios cearenses de Barbalha, Crato e Missão.

A espécie mede cerca de 15 centímetros e pertence à família Pipridae. Destaca-se pelo contraste de plumagem: dorso e peito são esbranquiçados, as pontas das asas são pretas e o topete na cabeça é vermelho.

A dieta do soldadinho do araripe é baseada principalmente no consumo de pequenos frutos, como ocorre com os outros representantes de sua família, contudo, também ingere artrópodes, e para isso adota estratégias de captura específicas inclusive para insetos em voo. Estas especializações vão além da ingestão furtiva, sugerindo uma importância nutricional ainda não dimensionada, que pode ajudar a atravessar os períodos com pouca oferta de frutos.

Como pertence à família dos tangarás e dos uirapurus, o soldadinho do araripe tem como característica comum a essas aves realizar uma dança nupcial para atrair a parceira. Nesses cortejos, machos exibem as penas coloridas, saltam e às vezes fazem acrobacias para chamar a atenção da fêmea, que se distingue pela plumagem mais apagada em tons verde-oliva.

O macho é fiel à parceira e permanece com ela durante todo o período reprodutivo. Geralmente são postos dois ovos. Os filhotes nascem depois de três semanas de incubação e levam o mesmo tempo para aprender a voar e sair do ninho.

A corte elaborada dos piprídeos propicia que os machos com plumagem mais conspícua e com maior destreza nas acrobacias sejam selecionados pelas fêmeas. O soldadinho do araripe apresenta uma plumagem tão exuberante quanto a de qualquer piprídeo, contudo, sua exibição consiste em perseguições vigorosas aos intrusos de seu território. Este ritual destaca a capacidade de defesa do território que provê o alimento para a ninhada e para a fêmea.

A construção do ninho é uma atividade que cabe somente à fêmea, uma vez que o macho colorido atrairia a atenção de predadores da ninhada. O local escolhido para construção é localizado necessariamente sobre cursos d’água, geralmente a menos de 2 m de altura, salvo raras exceções. A construção do ninho ocorre em menos de quatro dias, com fibras vegetais secas e fungos fixados em uma forquilha com teias de aranha, formando um cesto ornamentado com folhas pendentes. A maioria das plantas onde foram observados ninhos tem seus frutos consumidos pelo soldadinho do araripe, exceto as samambaias, que servem apenas para fêmeas inexperientes ou na ausência de um suporte apropriado (p.ex., em áreas degradadas). O desenvolvimento dos ovos de algumas espécies de aves está condicionado a um pequeno intervalo de variação da umidade do ar, existindo a chance de que a postura dos ovos desta espécie sobre a água apresente uma relação de dependência com este micro-clima restrito.

A fêmea sempre põe um par de ovos com um intervalo de aproximadamente um dia entre os dois. Os ovos têm coloração bege coberta por riscos escuros que se adensam quanto mais distantes do pólo apical, exceto em seu pólo basal, onde escasseiam novamente, formando uma calota bem delimitada pelos riscos escuros. Após três semanas desde a postura, cada ovo eclode com cerca de um dia de diferença. Outras três semanas se passam entre a eclosão dos ovos e o abandono do ninho pelos filhotes, que são acompanhados de perto pela mãe e observados pelo pai.

Quase dois anos se passam desde o nascimento de um filhote macho até a aquisição de sua plumagem definitiva, quando então será expulso do território dos pais, devendo ocorrer o mesmo com a fêmea recém adulta.

O Soldadinho do araripe é classificado como ‘Criticamente Ameaçado’ na Lista Vermelha da IUCN desde 2007. A principal ameaça de extinção desta espécie é a ocupação humana em áreas de florestas na Chapada do Araripe, levando a redução da vegetação. Infelizmente, o Soldadinho do Araripe encontra-se em estado de perigo crítico de extinção. A região da chapada sofreu intensa invasão humana e a localidade em que a espécie foi descrita pela primeira vez foi transformada em um parque recreativo.


Ramon Ventura
Com informações do Terra da gente do G1 e Wikiaves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário