sábado, 21 de janeiro de 2012

MORCEGUINHO DO CERRADO


NOME CIENTÍFICO: LONCHOPHYLLA DEKEYSERI
NOME POPULAR: MORCEGUINHO-DO-CERRADO

O morceguinho-do-cerrado é um mamífero genuinamente brasileiro e, como o nome sugere, só existe no cerrado! ele faz parte da extensa ordem dos morcegos, a chiroptera, e comparada com seus parentes, pode ser considerada de pequeno porte. Mede entre 45 milímetros de comprimento (da ponta do focinho até a ponta da cauda)e pesa de 10 a 12 gramas. Sua cauda é curta, tem de a 10 milímetros de comprimento,e seu antebraço, de 34 a 38 milímetros. Os pelos das costas desse pequeno morcego são mais escuros que os da barriga.

Sabia que,para os pesquisadores, o sorriso dos mamíferos é uma preciosa fonte de informações? Pois os dentes indicam, por exemplo, o que comem e a idade que têm. No caso dos morcegos,servem até para diferencia-los, porque o número de dentes varia de uma espécie para outra. Os dentes do morceguinho-do-cerrado, que são pontudos e pequenos,mostram que ele pode quebrar e triturar pequenos insetos e rasgar frutos. Mas eles gostam mesmo é do néctar das flores. Assim, são chamados de nectarívoros e para se alimentar contam com focinho e língua alongados.

Na hora de sugar o néctar, os morcegos adejam como os beija-fores. Isso quer dizer que eles atem as asas para ficar parados em pleno voo em frente á flor. Ai, enfiam cabeça dentro dela e esticam a comprida língua para lamber o néctar depositado no fundo. Mas, ao contrário dos beija-flores,que são animais de hábitos diurnos, os morcegos passam o dia descansando nos abrigos e saem para comer a noite. As flores mais visitadas por eles são as do embiriçu, da unha-de-vaca, do açoita-cavalo e do jatobá. No cerrado brasileiro, essas plantas geralmente florescem no período de seca, entre os meses de maio e setembro.

É também nesse período que costumam nascer filhotes do morceguinho-do-cerrado. A fêmea fica grávida por um período de até três meses e os bebês morcegos mamam por dois meses. Depois disso, alimentam-se como adultos: do néctar das flores. Voando junto com os mais velhos durante certo tempo,os filhotes logo aprendem a sugar o néctar. Quando ainda não voam bem, as fêmeas não os carregam para buscar alimentos á noite. Eles ficam nas cavernas sendo cuidados, como numa creche, por outros morcegos adultos.

O morceguinho-do-cerrado é considerado ameaçados de extinção porque seu ambiente natural, o cerrado,está sendo desmatado para criação de pastos e áreas de lavoura. Alem disso,a destruição das cavernas pelas atividades de mineração também contribui para colocar em perigo a espécie. O ideal é que o homem encontre maneiras de combinar o desenvolvimento com a permanência das espécies em seus habitats.

Ramon Ventura
Embrapa cerrados recursos naturais
Revista chc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário