domingo, 22 de janeiro de 2012

PAPAGAIO DE CARA ROXA


NOME CIENTÍFICO: AMAZONA BRASILIENSIS
NOME POPULAR: PAPAGAIO-DE-CARA-ROXA

Uma ave quase toda verde no meio da mata pode muito bem passar despercebida quando fica quieta e pousada.Mas se você tiver a oportunidade de procurar bem nas florestas do litoral de São Paulo até o Paraná, com sorte, pode encontrar o papagaio-de-cara-roxa. Ele existe apenas na Mata Atlântica e, embora se disfarce bem em meio ás folhas, exibe cores fortes em parte de sua plumagem. O alto da cabeça e a garganta são arroxeados-daí o seu nome-,a testa é vermelha,os lados da cabeça são azuis e a ponta da cauda é amarela-esverdeada.

O papagaio-de-cara-roxa,assim como outros papagaios,constrói seus ninhos em ocos de árvores.Seus ovos são brancos,arredondados e relativamente pequenos, sendo chocados, principalmente pelos machos.

Essas aves buscam alimentos nas copas das árvores altas e, ás vezes,em arbustos frutíferos. Preferem as sementes á sua polpa. É com o seu bico forte que o papagaio-de-cara-roxa, assim como outros papagaios, tritura as sementes dos frutos que come. Além de frutos,ele costuma se alimentar de brotos, flores e folhas macias. E ainda acontece de ele incluir na sua dieta alguns invertebrados, como insetos.

Assim como outros papagaios, o papagaio-de-cara-roxa é muito cobiçado como animal de estimação pela beleza de sua plumagem e pela sua capacidade de imitar palavras. A destruição da floresta onde vive e o comércio ilegal são as principais causas da ameaça e extinção da espécie. Entre os papagaios brasileiros,este é um dos que correm maior risco de desaparecer por conta da caça de seus filhotes, que são vendidos a preços alto dentro do país e no exterior.

Para colaborar com a preservação da espécie, é preciso conservar o ambiente onde vive e se reproduz o papagaio-de-cara-roxa e,também, ajudar a combater o comércio clandestino de animais silvestres. Se não comprarmos aves de traficantes de animais silvestres e passarmos adiante as informações sobre o que coloca em risco a vida do papagaio-de-cara-roxa, já estaremos contribuindo para que ele continue existindo.

Ramon Ventura
Departamento de ecologia
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Revista chc.

2 comentários: