Nome Popular: Pitangatuba.
Nome Cientifico: Eugenia selloi.
Família: Myrtaceae.
Onde ocorre: restingas do Rio de Janeiro e do Espirito Santo.
A Pitangatuba é um arbusto de até dois metros de altura, de copa mais ou menos rala e de formato oval. Pode passar quase despercebida no meio da vegetação, mas os antigos habitantes do Brasil já apreciavam seus frutos, que têm perfume forte e são muito saborosos. As aves também gostam bastante de comer as pitangatubas.
Embora seja parente das pitangas, em sua forma e aparência externa a pitangatuba lembra mais uma carambola em miniatura: alongada, de cor amarelo-esverdeada, com gomos. A pitangatuba é naturalmente encontrada nas restingas do Sudoeste do Brasil, especificamente, nos estados do Rio de Janeiro e do Espirito Santo. Restingas são formações vegetais que ocorrem junto ao litoral, em solos arenosos, e são considerados ecossistemas associados à Mata Atlântica.
Imaginem que do mesmo modo que a pitangatuba mais outras espécies vegetais ainda pouco conhecidas habitam as restingas que resistem no litoral do Brasil. Por isso, preservar as restingas significa guardar um enorme patrimônio do nosso País.
Salvatore Siciliano,
Escola Nacional de Saúde Pública/FIOCRUZ.
Ramon Ventura
Nenhum comentário:
Postar um comentário