quarta-feira, 13 de maio de 2015

SARAPÓ

Nome científico: Gymnotus Pantherinus. 
Nome popular: Sarapó Seu tamanho é cerca de 13 centímetros, seu corpo é alongado e liso, que o ajuda na hora de se esconder e de procurar alimentos entre rochas, troncos e sob a vegetação debaixo d´água. É nos Riachos costeiros da Mata Atlântica no Sudeste do Brasil que este pequeno Peixe vive. Sua referência é por águas frescas e calmas. Quando encontra correnteza mais fortes, ele se enterra para se proteger. 

O Sarapó é um peixe de hábito noturno, de dia vive escondido e a noite aproveita a escuridão para sair, reproduzir e procurar seu alimento preferido: insetos aquáticos! Como no escuro no escuro não pode enxergar muita coisa, esse peixe, ao perceber a presença de uma presa, produz uma pequena descarga elétrica que paralisa o seu alo e o torna o fácil de capturar. 

O Sarapó é um peixe-elétrico, mas diferente de seus parentes- como o peixe Poraquê, cujo choque pode um homem adulto desmaiar-, a eletricidade produzida pelo sarapó é suficiente apenas para ajudá-la a capturar os tais insetos aquáticos que costuma comer. No que diz respeito a reprodução, a fêmea do Sarapó coloca cerca de mil ovos de uma vez. Parece muito, mas após o ataque de um predador pode não sobrar ovo algum. Para protege-los, o pai mantém todos juntos em um ninho e estão sempre por perto. Se naturalmente já é difícil para o sarapó chegar à idade adulta, imagine se os rios que eles habitam sofressem com o contínuo lançamento de esgoto, a poluição e o assoreamento, isto é, com a obstrução que resultado do desmatamento? Pois exatamente isso que está acontecendo. 

Os pesquisadores sabem muito pouco ainda sobre o Sarapó, mas concordam em um ponto: a espécie já se encontra ameaçada de extinção. 

Ramon Ventura
Departamento de Ecologia Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Revista chc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário