Para encontrar o joão,é preciso viajar por trilhas na floresta Amazônia, passar por caminhos estreitos, muito alagados, e rios. E como se isso não bastasse, é necessário ainda pedir informações a um cacique, por que o joão habita especialmente terras indígenas. Quem é esse tal de joão! É o João de barba grisalha, uma ave rara e que está ameaçada de extinção.
O João de barba grisalha tem cor marrom-avermelhada, com a garganta negra de pintinhas brancas, que lembra uma... barba grisalha! por isso, claro, ganhou este nome. Ele pertence á família Furnariidae, a mesma do João de barro, famoso por construir seus ninhos com barro.
O João de barba grisalha passou mais de 160 anos sem ser visto por cientistas e pouco se sabe sobre seus hábitos, apenas que se alimenta principalmente de artrópodes e constrói um ninho muito grande em relação ao seu tamanho. Hoje, a população total da espécie é estimada pelos especialistas em cinco mil indivíduos apenas.
Por ser muito difícil de ser encontrada, a ave acabou sendo colocado na lista dos animais ameaçados de extinção. A situação da espécie só piora com o cultivo de arroz ás margens dos rios e dentro das reservas indígenas, lugares onde ela habita.
O cultivo é feito de maneira ilegal por agricultores não índios, prejudicando a qualidade da água e destruindo o hábitat do João de barba grisalha.
Ramon Ventura
Revista chc.
O cultivo é feito de maneira ilegal por agricultores não índios, prejudicando a qualidade da água e destruindo o hábitat do João de barba grisalha.
Ramon Ventura
Revista chc.
Olá amigo Ramon,
ResponderExcluirparabéns pela maravilha de blog,esses assuntos ambientais me fascinam,pois sou um apaixonado pela nossa natureza,tão ameaçada e tão desprotegida...
Abraço.
Paulo Romero.
Meliponário Braz.
obrigado meu nobre
ExcluirTop esse texto parabéns
ResponderExcluir