domingo, 20 de fevereiro de 2011

PEQUIZEIRO


O Pequizeiro é uma das plantas muito usadas na alimentação do homem nas regiões de cerrado, tipo de vegetação que pode ser encontrado em vários estados brasileiros.

A polpa dos frutos cozidos é muito apreciado quando misturado com farinha, arroz, feijão ou galinha. Também são fãs do pequi alguns animais silvestres, como a cotia, a arara e o veado, e domésticos, entre eles, o porco, a ovelha, o carneiro e o cordeiro.

Muita gente acredita que o óleo de pequi misturado no mel ajuda a curar gripes e bronquites. Esse fruto, que aparece entre novembro e fevereiro, é usado também na fabricação de licores, sabonetes e cremes .

Mas, em 1990, estudos mostraram que cerca de 36% da vegetação do cerrado tinham sido derrutados. Se essa destruição continuar, o que sobrará será tão pouco que sua biota ( conjunto de animais e vegetais de uma região ) não sobreviverá.

Embora não esteja na lista oficial do Ibama das plantas ameaçadas de extinção, o Pequizeiro é protegido por lei desde 1987, pelo Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal (IBDF). O IMDF não existe mais, porem, a lei permanece: é proibido cortar e comercializar essa árvore em todo o território nacional. Além disso, em 1988, o governo do Distrito Federal transformou o pequizeiro no símbolo da região.


Com essas medidas, ainda podemos apreciar a beleza do pequizeiro e, nos meses de setembro a novembro, de suas flores.

Ramon Ventura
Revista chc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário