terça-feira, 15 de novembro de 2011

PIRÁ BRASÍLIA


NOME CIENTÍFICO: SIMPSONICHTHYS BOITONEI
NOME POPULAR: PIRÁ=BRASÍLIA

Ele vive no Planalto Central, mais especificamente na capital do Brasil,em lagoas que se formam uma vez por ano, somente no período das chuvas, entre janeiro e agosto. Depois, essas extensões de água secam e ele desaparece, mas deixa um rastro que quase ninguém percebe. Um ano depois, reaparece, como que por encanto, não, não se trata de mais uma lenda brasileira. É o pirá-brasília, o chamado peixe anual da capital federal.

Quando as param, os brejos começam a secar na região e o pirá-brasília, que só existe no Distrito Federal, acaba morrendo. Nesse momento acaba ocorrendo algo bastante interessante: antes de darem o ultimo suspiro, esses animais enterram seus ovos no solo, e eles permanecem ali, esperando a próxima estação das chuvas. Os ovos, que já estavam enterrados na terra seca, depois de um ano, na presença de água, enclodeme os alevinos- como são chamados os peixes recém-nascidos- rapidamente se desenvolvem. Eis uma nova leva de pirá-brasília.

Os machos e as fêmeas apresentam características bem diferentes. As fêmeas são castanho-claros, com uma ou duas manchas pretas no meio do corpo e têm as nadadeiras transparentes. Os machos são vermelhos, com faixas azul-metálicas próximas á cabeça e têm pintas da mesma cor no resto do corpo e nas nadadeiras.

O cardápio do pirá-brasília é bem variado: ele come desde pequenos insetos até vegetais, incluindo algumas algas.

As matas onde se formam as lagoas temporárias em que vive o pirá-brasília estão ameaçadas. Por isso, esse peixe também corre o risco de desaparecer para sempre. Portanto, é preciso preservar o ambiente, se quisermos continuar apreciando a beleza e as curiosidades dessa espécie misteriosa , que só aparece de ano em ano.

Ramon Ventura
Revista chc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário