Nome Científico: Plinia Edulis.
Família: Myrtaceae.
Onde ocorre: Rio de Janeiro a Santa Catarina.
O cambucá, ou cambucazeiro, é uma árvore frutífera endêmica do Brasil e nativa da zona litorânea da Mata Atlântica.
Seu fruto fez parte cotidiano dessa região até a primeira metade do século XX mas hoje é pouquíssimo conhecido.
Da família das Myrtaceaes, à qual pertencem frutas populares, como a Goiaba, Jabuticaba, e Pitanga e e outras frutas igualmente esquecidas, como o Cambuci, Araçá e Gabiroba, há quem diga que o cambucá é uma das frutas mais saborosas que há no Brasil e no mundo.
Suas flores são brancas e surgem solitárias ou em grupos no caule e, como nas jabuticabeiras, os frutos do cambucá brotam direto do caule da árvore.
Os frutos tem de 4 a 7 cm de diâmetro, são arredondados e achatados nos pólos, tem a casca lisa, com sulcos de leve relevo longitudinais e coloração intensamente amarelo-alaranjada. Sua polpa é suculenta e também amarelo-alaranjada; seu sabor, que lembra o da jabuticaba, é intenso e de um agridoce balanceado sem adstringência.
Considerada uma raridade da Mata Atlântica, a espécie está praticamente limitada ao que restou de seu ambiente natural, alguns pomares de produtores de frutas raras, jardins botânicos e poucas chácaras e quintais anônimos.
Esta árvore, que atinge de 5 a 10 metros de Altura, já foi muito popular. Seus frutos eram muitos explorados e apreciados, mas, felizmente replantados. Apesar de ameaçado de extinção, o cambucá é usado popularmente até para tratar infecções na garganta e também problemas no estômago.
É preciso preservar os pés de cambucás que ainda resistem e cultivar a espécie para reduzir os prejuízos da nossa flora.
Ramon Ventura
Revista chc.
Ramon Ventura
Revista chc.
Gostei bastante do texto, mas não entendi o trecho "Seus frutos eram muitos explorados e apreciados, mas, infelizmente replantados". Porque infelizmente replantados?
ResponderExcluirObrigado por acessar o Blog, e desculpa a demora em lhe responde Vtha. Foi um erro na digitação. (Felizmente está sendo replantadas, mas ainda correndo o risco de extinção).
ExcluirMais uma vez eu agradeço.