terça-feira, 17 de dezembro de 2019

PIRACANJUBA

Nomes populares: piracanjuba, piracanjuva, bracanjuba e bracanjuva

Nome científico: Brycon orbignyanus

Tamanho: machos medindo em média 60 cm e as fêmeas, 80 cm.

Peso: Seu peso médio é de seis quilos.

Habitat: Águas doce das bacias dos rios Paraná e Uruguai.

Local onde é encontrado: Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai

Motivo da busca: Animal ameaçado de extinção.


A piracanjuba, nome tupi para "peixe de cabeça amarela", é um peixe de água doce de grande porte, com machos medindo em média 60 cm e as fêmeas, 80 cm. Seu peso médio é de seis quilos. Mas apesar do tamanho avantajado, é muito difícil ver uma piracanjuba em nossos rios. A espécie está ameaçada e, segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), chega a estar extinta na maior parte de sua área de ocorrência original. 

A distribuição original da espécie se dava nas bacias dos rios Paraná e Uruguai, em territórios brasileiros, argentinos, uruguaios e paraguaios. E a principal causa do processo de extinção é a deterioração de seu habitat, com a instalação de usinas hidrelétricas, poluição e destruição de mata ciliar.

A espécie é onívora e se alimenta de frutos, sementes, folhas, pequenos peixes e insetos. Tem comportamento gregário como estratégia de proteção contra predadores e realiza migração reprodutiva entre os meses de setembro e outubro, com desova entre novembro e janeiro. 

A carne da piracanjuba é muito apreciada, mas a sua pesca é proibida nos Estados do Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e São Paulo, por instrução normativa do Ministério do Meio Ambiente.


Ramon ventura
Luciana Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário