NOMES COMUNS: LOBO-GUARÁ, GUARÁ, AGUARÁ, AGUARÁÇU.
NOME CIENTÍFICO: CHRYSOCYON BRACHYURUS.
O lobo-guará é do grupo dos mamíferos canídeos. Possui uma pelagem avermelhada, pernas longas, cauda e orelhas curtas. A ponta de seu focinho e parte de suas pernas são cobertas por pelos pretos. Costuma alimentar-se principalmente de frutos e outros e outros vegetais, além de pequenos roedores e aves. Uma de suas comidas preferidas é a fruta do lobo, ou lobeira, uma fruta que lembra um tomate grande e verde, muito comum nos ambientes onde ele habita.
Ele vive em áreas abertas como cerrado, onde caminha, geralmente sozinho, á procura de alimentos. Na época de acasalamento, a fêmea e o macho andam juntos por algum tempo. A ninhada costuma ser de duas crias.
Apesar de receber o nome de lobo, o guará é um animal tímido que só ataca as pessoas quando acuado.
Há algumas décadas o lobo-guará podia ser encontrados com certa desde o Piauí até o Rio Grande do Sul. Hoje em dia é muito raro e está ameaçado de extinção como resultado da destruição dos cerrados e da caça. Ainda hoje os guarás são mortos, porque as pessoas acreditam que ataca a criação de gado e as aves domésticas, e consideram perigoso.
Ramon Ventura
Revista chc.
Ramon Ventura
Revista chc.
Nenhum comentário:
Postar um comentário