sábado, 20 de julho de 2013

MARACANÃ VERDADEIRA

A maracanã-verdadeira é uma ave psitaciforme da família Psittacidae. Também é conhecida pelos nomes de arara-pequena, ararinha, maracanã, mulata-maracanã e papagaio-de-cara-branca. Essa espécie é classificada como vulnerável a extinção (CITES I), ou seja, se medidas não forem tomadas essa espécie pode entrar em processo de extinção. 

Características: A maracanã-verdadeira é uma espécie de arara de coloração verde com cerca de 40 centímetros. Possui algumas características incomuns, como a parte de sua face que não possui penas e é pálida, contrastando com o bico negro. Existem poucos estudos a respeito do comportamento, reprodução e até mesmo da alimentação da maracanã. 

Alimentação: A maracanã-verdadeira tem uma preferência especial por palmeiras, de cujos frutos se alimenta. 

Reprodução: A época de nidificação depende da localização geográfica. A postura é de três ovos, cuja incubação dura 26 a 27 dias e é realizada apenas pela fêmea. As crias são altriciais (totalmente dependentes dos pais durante os primeiros tempos de vida). 

Os juvenis abandonam o ninho depois dos 70 dias de idade. Hábitos Habita beira de matas e buritizais. Distribuição Geográfica Presente na região Sudeste e Centro-Oeste, no Nordeste ocorre no Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte e Bahia encontrada também no Paraguai e a Argentina.

Ramon Ventura
Revista chc.

2 comentários:

  1. Muito bom achar estas informações. Na minha casa (na Mooca, em SP) tem 6 que vem comer girassol todos os dias. Agora estão com ninho no forro do tenhado. São idênticas a essa da foto mas pensei que chamavam maritacas. Só comem girassol, já tentei dar frutas mas não comem. Vc acha que posso oferecer tenébrios?
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito saber que mesmo apesar de estarem em risco de extinção, mas ainda há delesvoando livremente nos seus do BRASIL.

      Excluir